Disfarce seu mau português

Quando você escreve muito errado, algumas pessoas entendem que isso é porque você leu muito pouco na sua vida, deduzem disso que você tem uma cultura geral para lá de deficiente, e chegam finalmente à conclusão de que o que você escreve não vale porcaria nenhuma.

Talvez essas pessoas estejam cobertas de razão, mas não vejo nenhum motivo para você deixar que elas descubram isso assim, tão fácil. Vou dar então algumas dicas baseadas no que vejo em blogs, comentários na Internet, canais de irc, bate-papos, msn e outros canais menos populares:

1 – Não escreva como se fala. Escrever “Desculpe, pessoal. Mi enganei” é desnecessário. Não tem desculpa para isso. É “Me enganei”, e pronto.

2 – Não existe “conserteza”. é Com certeza.

3 – Mas e agora, é “certeza” ou “certesa”? Na dúvida, passe. Pode-se escrever “certamente”, aí não tem erro. Por exemplo, um cara no irc te mostra algo muito legal, e você quer perguntar “foi você quem fez?”, mas não sabe se é “fes” ou “fez”. Não se atormente com isso. Pergunte: “é de sua autoria?”

3 – Não existe “nada haver”. É “nada a ver”, expressão usada quando se quer dizer que uma coisa não tem relação nenhuma com outra.

4 – “Eles chegarão ontem”. Como assim? Se foi ontem, eles vão chegar ou já CHEGARAM? Não conheço muitas paroxítonas terminadas em “ão”; uma delas é “órgão”. Espero que você saiba o que é uma paroxítona.

5 – “Se eu chega-se mais cedo…”. Pára. Escreve-se “chegasse”, “dissesse”, “escrevesse”.

6 – Reforçando a dica numero 3, tenha um vocabulário mais vasto. Quando se tem muitas dúvidas de ortografia, é ótimo saber várias formas de se dizer algo.

Anúncios

5 Respostas to “Disfarce seu mau português”

  1. Bom também…
    Ler e aprender é últi sempre!

  2. eu tenho até medo de escrever, eu não sabia disfarce eu achava disfarçe, mas valeu a dica. gostei.

  3. otimo, ri muito

  4. Myrthes Vendramini Says:

    estou adorando o site “disfarce”…e lá vou precisando de ajuda : tristesa ou tristeza?

  5. Agressividade desnecessária. A grande maioria dos brasileiros não tem acesso à cultura durante a infância e adolescência e, além disso, são totalmente influenciados por horas e horas a frente das redes sociais. O governo e a mídia, por sua vez, adoram festejar o fato do Brasil fazer parte dos países em que os internautas passam mais tempo em redes sociais. O fato do indivíduo escrever errado não quer dizer que aquilo não vale “porcaria nenhuma”. Nesse país, aliás, tem muita gente poderosa que escreve bem, se comunica bem, mas não diz “porcaria nenhuma”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: