Orientação a objetos com python para iniciantes

Python é uma linguagem orientada a objetos. Nos artigos anteriores, não usei essa característica da linguagem para manter o “direto ao ponto”.

Este artigo é para quem ainda não sabe nada de OOP (ou POO), como é o caso do colega que o motivou.

Indo direto ao ponto, vamos pegar um “objeto” conhecido e criar uma classe que o represente.

A nossa classe vai contemplar seus atributos e seu comportamento (o que o nosso objeto faz).

Nosso objeto vai ser a tia velha. Seus atributos serão o nome e idade (que faz dela tia velha), além das coisas que ela fala (coisas típicas de tia). Seu comportamento, ou ação, é falar aleatoriamente as coisas que toda tia velha fala.

Repare que o que foi dito sobre a classe “tia velha” se aplica a toda e qualquer tia velha, independente de nome, idade ( pode ter tia velha de vinte e poucos anos, acredite ) ou de quem é o sobrinho.

vamos ao código

import random

# inicio da definicao da classe
class TiaVelha:
    def __init__(self, nome, idade):
        """
        inicializador da classe.
        cada tia velha criada
        serah criada por este metodo init
        """

        #definindo os atributos
        self.nome=nome
        self.idade=idade
        self.frases=[]

        #criando o repertorio de frases
        self.frases.append( "Como voce cresceu!" )
        self.frases.append( "Voce precisa arrumar uma namoraaaada!" )
        self.frases.append( "Voce ainda nao arrumou emprego?!!" )
        self.frases.append( "Respeita sua mae, menino!" )
        self.frases.append( "Gracinha!" )

    def falar(self):
        """
        metodo principal da tia velha
        """
        x=len(self.frases)
        n=int(random.random()*x-1)
        print self.frases[n]

    def apresentar_se(self):
        print   """
                Ola.
                Meu nome eh """ + self.nome + """
                e tenho """ + str(self.idade)  + """ anos.
                Sou uma tia velha e o que mais faco eh falar
                """

# o codigo abaixo somente
# sera executado se este
# arquivo for executado
# diretamente.
#
# nao o serah se a classe
# TiaVelha for importada
# para dentro de outro
# programa python
if __name__=='__main__':

    # criando uma 'nova' tia velha
    # com nome 'Odila' e idade 67
    # eh neste momento que __init__()
    # serah chamado
    odila=TiaVelha('Odila',67)

    # executando um metodo
    odila.apresentar_se()

    print
    print
    print

    # fazendo a tia odila falar 15 vezes
    for x in range(15):
        odila.falar()

A linha 1 import random só entrou neste programa porque no método falar(self) foi preciso usar números aleatórios.

Explicar o resto acho que é redundância.

Este artigo teve a intenção de apresentar orientação a objetos a quem ainda nada sabia a respeito.

Pesquisa e treinamento são necessários para se aprofundar no assunto.

Publicado por Marcos Daniel

Desenhista ruim, programador auto-didata cheio de recursos, arrojado navegante explorador de bancos de dados, fã de cinema, livros e quadrinhos. já fui Office-boy, vidraceiro, pintor de faixas, cartazes e paredes.

Se junte à conversa

6 comentários

Deixe um comentário

Deixar mensagem para Dene Cancelar resposta